REGULAMENTO DE FORMA GERAL

Pedimos que leia o regulamento com atenção. O regulamento existe para estabelecer qualidade dentro e fora das pistas. Qualquer dúvida estamos a disposição pelos principais meios de comunicação.

ATENÇÃO

TODOS OS VALORES ENVOLVIDOS NAS CUSTAS DO ENVIO DO TROFÉU É POR CONTA DO PILOTO.


Convivência dentro do grupo de whatsapp

1 – Evite assuntos relacionado a política, religião e assuntos polêmicos que não agregam o bom funcionamento do grupo.
2 – Extremamente PROÍBIDO agredir verbalmente qualquer pessoa do grupo por causa de qualquer assunto.
3 – Extremamente PROÍBIDO a publicação de videos ou imagens de sexo explícito.
4 – Não passe de forma nenhuma dados sigilosos em grupo. Login de qualquer plataforma por exemplo.

DIRETORIA ADO

5 – Esta reservada a diretoria da ADO a alteração do regulamento até o começo do Campeonato, visando melhorias no formato e possíveis contra tempos.
6 – É reservado a Direção da LIGA Amigos Da Onça, o direito de recusar uma inscrição de qualquer evento.

PENALIDADES SIMPLES ( – 03 pontos)

7 – Retornar a pista após uma saída, atrapalhando quem vem atrás.
8 – Apoiar no carro do oponente para fazer curva tirando-o do traçado.
9 – Fazer zig-zag. SOBRE MUDANÇAS SUCESSIVAS DE DIREÇÃO (ZIGUEZAGUE) Será considerado ziguezague, a manobra defensiva onde o piloto à frente, com uma vantagem menor que 1 seg. , muda de direção sucessivas vezes (mais de 01 vez), na reta, zona de frenagem ou no decorrer da curva.
10 – Mudar de trajetória quando já estiver em área de frenagem.
11 – Saída do pitstop atrapalhando o oponente.
12 – Atrapalhar a passagem (quando for retardatário).
13 – Forçar a ultrapassagem em local de difícil passagem.
14 – Se o piloto ficar travado na largada ou durante a corrida, e não sair da corrida.
15 – O Piloto que entrar em sala do campeonato que não seja da sua divisão ( se houver grid diferentes).
16 – Envio de mensagem de texto ou áudio aos administradores durante o qualify ou corrida oficial.


PENALIDADES MÉDIAS ( – 06 pontos)

17 – Será penalizado o piloto que bateu (empurrou ou esparramou), tirando seu oponente da trajetória (fazendo-o rodar na pista – mesmo que parcialmente, desde que o piloto prejudicado perca a posição e/ou fazendo-o sair dos limites dela para a caixa de brita, areia, grama etc. Também previsto na quebra de 1 (uma) parte do carro do oponente.
18 – Apoiar-se no carro do oponente para fazer a curva tirando-o da pista.
19 – Piloto que não respeitar a bandeira azul. Seja por conta própria,  para ajudar sua equipe ou outros pilotos.


PENALIDADES GRAVES ( – 12 pontos)

NÃO PARTICIPA DA CLASSIFICAÇÃO NA PROXIMA ETAPA

20– Gerar qualquer atitude proposital que vise fazer com que outro piloto receba uma punição injustamente.
21– Causar acidente de forma premeditada.
22 Gerar qualquer atitude que vise prejudicar o campeonato.
23 – A soma de duas penalidades medias no mesmo evento (bateria 1 e 2) acarretará em penalidade gravíssima.
24 – Não respeitar a obrigatoriedade de compostos.
25 – A cada ofensa (xingamento) e reclamações nas redes oficiais.

DESCLASSIFICAÇÕES

26 – Piloto que não respeitar a configuração de não repetir a montadora (mesmo sendo OUTRA categoria), terá a etapa em questão anulada.

Se por ventura o piloto repetir a prática de não respeitar as configurações previamente avisada, terá o desligamento total do evento.

Exemplo:

Utilizou o 4C GR-4 (Alfa Romeu) em Monza, não poderá mais utilizar a montadora Alfa Romeu.

REGRAS DE DESEMPATE

Em caso de empate de pontos entre os pilotos, a classificação do campeonato terá os seguintes critérios de desempate.

27- Piloto com maior Número de Vitórias.
28 – Piloto com maior Número de participações.
29- Piloto com maior Número de 2º lugares e assim sucessivamente.


PONTUAÇÃO POR ETAPA

1 º / 30 pontos
/ 26 pontos
3º / 23 pontos
/ 20 pontos
/ 18 pontos
/ 16 pontos
/14 pontos
/ 12 pontos
/ 10 pontos
10 º / 08 pontos
11 º / 06 pontos
12º / 04 pontos
13º / 02 pontos
14º / 01 pontos

PONTUAÇÃO EXTRA 

30- O piloto que conquistar a volta mais rápida receberá +1pt .
31  O piloto que conquistar a POLE receberá +1pt .
32 – Em caso de desclassificação do piloto que fez a volta mais rápida, a bateria em que a desclassificação ocorreu ficará sem a pontuação extra.
33 – 
Não comparecimento a etapa(QUALI e CORRIDA): O piloto que não participar de uma etapa, não terá direito da participar do QUALI da próxima etapa.

Largando da última posição

PEDIDOS DE COMISSÃO

34 – Todos os pilotos tem o direito e o dever de abrir pedido de comissão assim que se sentir prejudicado de qualquer maneira. Seja ela pela conduta em grupo ou em pista. Temos um prazo limite até as 23 horas e 59 minutos do dia da corrida para que seja aberta um pedido de comissão. Este prazo se deve para não atrasar o andamento do evento, uma vez que, tabelas de pontuações serão modificadas a partir do resultado da comissão.
A formação dos juizes julgadores é feita por meio de sorteio entre os próprios pilotos participantes do evento. Assim, garantimos que pontos de vista diferentes sejam ouvidas garantido uma melhor análise dos fatos e também a imparcialidade.

Para abrir comissão tenha algum video de boa qualidade que prove e mostre claramente o porque do pedido, solicitamos que a telemetria esteja ligada em ambos os envolvidos. Ela deverá ser encaminhada para o piloto e ADM da organização, FERNANDO AMARAL (ADO_Amaral), através do whatsapp pela facilidade de entendimento. O piloto não deve quitar da partida, se fizer, perde automaticamente o direito de abrir comissão.

Ficará a cargo da comissão a análise de pilotos que “pagam” a penalidade adquirida no traçado ideal da pista, a fim de atrapalhar o desempenho do piloto adversário.

Cada piloto tem direito de pedir 2 pedidos de revisão durante o campeonato inteiro. Se os juizes decidirem a favor do piloto, ele continua com seus 2 pedidos por direito, mas, se for contrário ao piloto, ai sim, ele gastou um pedido. Isto se deve para que não tenha ”vingança de pedidos”. Alguns pilotos não lidam muito bem e não entendem que isto é um recurso normal de jogo.

Estas ” vinganças” atrasam o andar do campeonato.

Quando houver um pedido de comissão (ex. GRID PRATA), os integrantes do Ouro e bronze serão sorteados para formar a comissão.

Pilotos da msm equipe(envolvidos no caso),não farão parte do sorteio, para mantermos a imparcialidade

OBSERVAÇÃO

Quando houver um pedido de comissão (ex.GRID PRATA), os integrantes do Ouro e bronze serão sorteados para formar a comissão.

Pilotos da mesma equipe(envolvidos no caso),não farão parte do sorteio, para mantermos a imparcialidade


CONEXÕES E LOBBY

35 – Todas as vezes que as salas forem abertas, os pilotos que estão
participando do grupo de WhatsApp do campeonato serão informados.
Normalmente estará aberta 30 minutos antes do evento teste, qualify ou corrida oficial. IMPORTANTE: para que possam entrar nesta sala adicione o HOST.
36 – Queda de conexão em 50% ou mais da prova, valem o resultado da prova.
Em Até 49% da prova, a corrida será anulada e remarcada pela administração da Liga. Eventos isolados podem ser reprogramados ou cancelados com prévios avisos.

Exemplo: Queda de energia ocorrida com o HOST.
Neste caso a corrida será marcada para uma próxima data, em horário à combinar com os pilotos!

37 – O piloto que sofrer desconexão durante o qualify poderá participar normalmente da corrida, largando em último (em caso de mais de um piloto com desconexão, seguir-se-á a ordem de desconexão para largada: primeiro desconectado, em ultimo, segundo desconectado, em penúltimo e assim sucessivamente).

38 – Quando o piloto cair por desconexão, na corrida, é PROIBIDO voltar para o lobby, assista a corrida pelo YouTube (se o evento tiver transmissão).

39 – Quando  acontecer da PSN “cair” em uma etapa (ex. Grid Ouro não correu por esse problema), na semana do ocorrido os outros grids correm normalmente.

Na semana seguinte só corre o GRID Ouro


LIVERIES E DECALQUES

40 – É expressamente proibido o uso de decalques envolvendo assuntos políticos, sexuais ou que faça apologia a crime ou algo relacionado e/ou fora da lei vigente.

41 – Pilotos com carro, capacete ou macacão com decalques que sejam similares a esses temas podem ser proibido de participar ou poderá ser desclassificado da etapa.

REPLAYS

 42 – Os replays serão de suma importância durante todo o campeonato.

Através deles, serão feitas as análises de todas as eventualidades das corridas. Aconselhamos todos os pilotos a salvarem seus replays após as corridas, mesmo que não ache necessário.

Pode ser que algum outro piloto se sinta prejudicado com alguma manobra sua e com base nesse replay você poderá realiza sua defesa.

Inscrição e autorização

43 – Todos os pilotos inscritos, automaticamente autorizam o uso das suas PSN (ID’s), suas imagens e também suas vozes que serão utilizadas nas transmissões assim como seus atos em pistas sem ônus à Liga Amigos da Onça e seus administradores.

44 – Piloto, ao realizar sua inscrição, declara expressamente que leu e concorda com as regras estabelecidas no regulamento e sua aplicação durante o campeonato.

ETAPAS e CONFIGURAÇÕES

ATENCAO >>>

Em todas etapas, no ITEM CLIMA, teremos um slot C6, que sempre será o 5º slot.

Conforme ex.


1ª ETAPA

GRID OURO : 05/05

GRID PRATA : 06/05

GRID BRONZE : 07/05

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : DEEP FOREST – INVERTIDA

CATEGORIA: GR-4

TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

26 VOLTAS

HORÁRIO :
FINAL DA TARDE

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
8X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
MACIO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
75 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
2X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

2ª ETAPA

GRID OURO : 12/05

GRID PRATA : 13/05

GRID BRONZE : 14/05

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : AUTOPOLIS – COM ATALHOS

CATEGORIA: GR-4 ( SOMENTE CARROS FF)   

TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

33 VOLTAS

HORÁRIO :
AMANHECER

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
10X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :

DURO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
75 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
8X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

3ª ETAPA

GRID OURO : 19/05

GRID PRATA : 20/05

GRID BRONZE : 21/05

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : SORTEIO – YOU TUBE

CATEGORIA: RADICAL



TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

VOLTAS

HORÁRIO :
FINAL DA MANHÃ

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
3X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
DURO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
50 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
3X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

4ª ETAPA

GRID OURO : 26/05

GRID PRATA : 27/05

GRID BRONZE : 28/05

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO: GRAND VALLEY – Autoestrada 1 

CATEGORIA: GR-3

TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

23 VOLTAS

HORÁRIO :
FINAL DA TARDE

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
8X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
DURO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
75 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
2X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

5ª ETAPA

GRID OURO : O2/06

GRID PRATA : 03/06

GRID BRONZE : 04/06

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : KIOTO YAMAGIWA + MIABI 

CATEGORIA: GR-2

TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

20 VOLTAS

HORÁRIO :
FINAL DA TARDE

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
4X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
MACIO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
75 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
3X

DESGASTES DE PNEU :
2X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

6ª ETAPA

GRID OURO : 09/06

GRID PRATA : 10/06

GRID BRONZE : 11/06

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : SORTEIO – YOUTUBE

CATEGORIA: REDBULL JR



TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

VOLTAS

HORÁRIO :
FINAL DA TARDE

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
8X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
DURO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
75 LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :
3X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
3X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

7ª ETAPA

GRID OURO : 16/06

GRID PRATA : 17/06

GRID BRONZE : 18/06

HORÁRIO : 21h

CIRCUITO : MOUNT PANORAMA

CATEGORIA: GR-3



TIPO DA SALA:

TREINO,CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA

TIPO DE CORRIDA:

COMPETITIVA

TEMPO DE QUALI:

10 MIN.

TEMPO DE CORRIDA :

19 VOLTAS

HORÁRIO :
MADRUGADA

CLIMA :
PERSONALIZADO ALEATÓRIO (1 slot C6 )

VARIAÇÃO DO CLIMA :
8X

LARGADA :
PARADA COM QUEIMA

TURBO :
DESLIGADO

PENALIDADES POR ATALHO :
FORTE

PENALIDADES MURETA :
DESLIGADO

PENALIDADE POR COLISÃO CARRO :
LIGADO

SETUP :
APENAS BALANÇO DE FREIO

PNEU :
CORRIDA

PNEU OBRIGATÓRIO :
DURO

TURBO :
DESLIGADO

CONE DE ASPIRAÇÃO :
REAL

DANOS :
PESADOS

COMBUSTÍVEL INÍCIAL :
5O LITROS

VELOCIDADE DE REBASTECIMENTO :

6X

DESGASTES DE COMBUSTÍVEL :
3X

DESGASTES DE PNEU :
3X

PENALIDADES LINHA BOX :
LIGADO

FANTASMA DURANTE A CORRIDA:
DESLIGADO

PILOTO AUTOMÁTICO :
PROÍBIDO

ED :
LIGADO

Aviso !

Estas são algumas orientações que nós da equipe ADO e organizadores da LIGA AMIGOS DA ONÇA seguimos. Pedimos que os pilotos se adeguem para a participação de nossa Liga. Caso ocorra algum incidente deste tipo, o piloto ficará sujeito a punição de grid em casos mais leves ou desligamento total da Liga em casos mais graves.